Translate

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Descartes: Sobre a filosofia e a história da filosofia


Embora conheçamos as demonstrações de outras pessoas de cor, nunca nos tornaremos matemáticos se nos faltar a aptidão intelectual para resolver qualquer problema dado. E mesmo que tenhamos lido os argumentos de Platão e Aristóteles, nunca nos tornaremos filósofos se formos incapazes de fazer um juízo bem fundamentado sobre assuntos que surjam para discussão; nesse caso o que pareceria que aprendemos não seria ciência, mas história.

-- R. Descartes (Regras para a Direção do Espírito, Regra Três)

2 comentários:

  1. Eu achei interessante que o Descartes usa a palavra "ciência" para descrever aquilo que hoje chamaríamos de "filosofia" de Platão ou Aristóteles. Isso parece corroborar a tese de que não havia antes de Kant uma distinção entre filosofia e ciência...
    Abraços,
    Rogério

    ResponderExcluir
  2. Rogério, Descartes quis distinguir entre conhecimento (scientia) sobre um assunto e a história da produção do conhecimento sobre esse assunto. Aprender o último não é aprender o primeiro. Aprender história da filosofia não é aprender filosofia. Ele distingue nitidamente a filosofia das demais ciências. Em filosofia, a experiência não desempenha nenhum papel, por exemplo. Chamar a filosofia de ciência não implica o naturalismo, não aproxima Descartes de Quine.

    ResponderExcluir