Translate

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Lógica e Forma de Vida


Finalmente, meu livro sobre Wittgenstein foi publicado: Lógica e Forma de Vida: Wittgenstein e a Natureza da Necessidade Lógica e da Filosofia (São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2007, 486p.). Trata-se da minha tese de doutorado, defendida em 2004 no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e orientada pelo Prof. Dr. Paulo F.E. Faria. A tese recebeu o Prêmio de Melhor Tese de Doutorado de 2004 da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Como sempre, comentários e críticas são muito bem-vindos. O Faria escreveu umas palavras gentis na orelha do livro; exageradas, como sempre são as palavras amigas:
Este livro (premiado pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia como a melhor tese de doutorado defendida no Brasil em 2004) guia o leitor através do complicado itinerário filosófico de Ludwig Wittgenstein – dos aforismos sibilinos do Tractatus Logico-Philosophicus sobre ‘essência do mundo’ e os ‘limites da linguagem’, em que os problemas filosóficos teriam encontrado sua solução definitiva, à ‘quieta pesagem de fatos lingüísticos’ que veio suceder àquele projeto apocalíptico. Passo a passo, com perícia e clareza exemplares, Alexandre Machado deslinda a peripécia que se consuma na transfiguração na filosofia de Wittgenstein.

A dificuldade dessa tarefa, e o mérito de tê-la executado com sucesso, medem-se pela distância que separa o perfil de Wittgenstein que emerge deste livro da imagem de um filósofo que teria legado ao mundo ‘duas filosofias diversas, das quais a primeira não pode ser considerada como uma continuação da segunda’ (como escreveu, representativamente, Wolfgang Stegmüller). Em outras palavras, é a continuidade no pensamento de Wittgenstein – a necessidade interna com que a filosofia do Tractatus deu origem àquela que Wittgenstein passou a desenvolver a partir de 1929 – que, pela primeira vez entre nós, este livro explica.

Essa tarefa não poderia ter sido levada a cabo com sucesso se duas condições não estivessem satisfeitas. A primeira é a familiaridade com o corpus labiríntico dos escritos de Wittgenstein, que Alexandre Machado atesta conhecer como a palma da mão. A segunda é a habilidade de identificar, no emaranhado de temas e problemas, e através das mudanças de método, léxico e interesses que formam esse labirinto, um fio da meada. Alexandre Machado identifica, certeiramente, esse fio da meada (e, com ele , a via de acesso à compreensão da unidade do pensamento de Wittgenstein) na reconsideração das relações entre ter uma proposição sentido e ser alguma proposição verdadeira – relações que para Wittgenstein permaneceram, ao longo de todo o seu itinerário filosófico, a chave para elucidar a natureza da necessidade lógica – e com ela, a da própria filosofia. O resultado desse percurso orientado do labirinto wittgensteiniano é o livro admirável que o leitor tem entre as mãos.

Prof. Dr. Paulo Faria
(Veja aqui uma lista de livrarias virtuais em que o livro é vendido.)

13 comentários:

  1. Parabéns Alexandre! Estava aguardando o lançamento do livro para poder usar com meus alunos. É sem sombra de dúvida o melhor livro em português sobre Wittgenstein. Só falta saber onde ele pode ser comprado.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!
    Vc merece aquele brinde!!!!
    Tudo de bom, sempre!

    ResponderExcluir
  3. Jônadas, obrigado pelo exagero. Jamille, obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre

    Muito legal! Creio que não são exageradas as palavras do Jônadas e do Paulo Faria.
    Parabéns e um grande abraço,
    Giovani.

    ResponderExcluir
  5. Ô, Alexandre, parabéns. Boa notícia, a dessa publicação.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela publicação! Vamos providenciar para que a Cesma o tenha no estoque, e que seja o primeiro de uma série. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Alexandre, voce nao me conhece mas me interessei muito por seu livro. Acabo de te mandar um email para o email do depto de filosofia da UFBA (o seu email deu erro), pedindo que seja encaminhado a voce.
    abracos
    Catarina

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns meu irmão!Sucesso no lançamento de teu livro!Abraços de todos daqui!

    ResponderExcluir