Translate

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Sara Ellenbogen, Wittgenstein's Account of Truth


Estou lendo lentamente Wittgenstein's Account of Truth (SUNY Press, 2003), de Sara Ellenbogen. É um livro muito bom, não apenas porque, a julgar pelo que li até agora (p. 72), interpreta Witttgenstein corretamente, mas porque apresenta Wittgenstein como a melhor posição no debate contemporâneo entre realismo e anti-realismo semântico. Mesmo que se discorde desse segundo ponto, o livro mostra por quê a posição apresentada deve ser considerada.

Há dois pontos comuns entre o livro de Ellenbogen e minha tese (no prelo): Wittgenstein não é nem um realista nem um anti-realista semântico e o reconhecimento do caráter deflacionário do predicado "é verdadeira" não implica, como pensa Paul Horwich, que o debate entre realistas e anti-realistas não é um debate sobre a verdade. Segundo Ellenbogen, tanto realistas quanto anti-realistas em semântica têm algo em comum: uma concepção realista da verdade, ou seja, uma concepção que procura determinar o significado de "é verdadeira" por meio de uma teoria geral, independentemente do seu uso em diferentes contextos, embora alguns anti-realistas, como Dummett, aleguem defender uma concepção de significado como uso. Elenbogen argumenta que o uso está sendo concebido por esses antirealistas de modo realista, independentemente dos nossos critérios para o uso e, por isso, independentemente dos (possivelmente transcendendo os) nossos limites epistêmicos.

A posição de Ellenbogen pode ser resumida com algo que digo na minha tese: a tradicional oposição entre condições de verdade e condições de asserção justificada (adotada por Saul Kripke e Crispin Wright, p.ex.) apresenta um falso dilema. Para Wittgenstein, os critérios determinam as condições da asserção justificada como verdadeira, mas não de maneira transcendente. Podemos mudar nossos critérios. Mas isso não implica revisar nossas alegações de conhecimento feitas com base nos antigos critérios, mas implica uma mudança conceitual. Isso conciliaria a função semântica e epistemológica dos critérios com a facticidade do conhecimento (Sei que p implica p.).

A leitura desse livro à época que eu estava escrevendo minha tese teria me ajudado a formular algumas coisas de modo mais claro. Mas também teria feito que meu atraso para finalizar a redação da tese fosse ainda maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário