Translate

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Quine: filosofia como análise conceitual


Segue abaixo uma transcrição de um trecho da entrevista de Quine concedida a Bryan Magee. Nesse trecho Quine diz inequivocamente que a tarefa central da filosofia é a análise conceitual. Para assistir à entrevista completa, clique nos seguintes links: parte 1, parte 2, parte 3, parte 4 parte 5.
Magee: Você inclui nisso [no rol de perguntas filosóficas] ou exclui disso as perguntas muito antigas sobre como o mundo começou, como a vida começou?

Quine: Eu excluo essas da filosofia. "Como o mundo começou?" é um problema para o físico ou astrônomo, e, naturalmente, tem havido conjecturas sobre isso. "Como a vida começou?" é um problema para o biólogo, que tem feito muito progresso nos anos recentes. "Por que o mundo começou?", "Por que a vida começou?", por outro lado, eu penso, são pseudo-perguntas, porque não posso imaginar o que seria a resposta.

Magee: Você pensa que, porque não há nenhuma resposta concebível para essas perguntas, elas são perguntas sem sentido (meaningless)?

Quine: Sim.

Magee: Em outras palavras, você considera as tarefas centrais da filosofia a análise e elucidação de conceitos que são centrais para áreas da atividade humana e também de noções particulares como o que é para uma coisa causar outra, o que é para uma coisa existir, o que é para uma coisa, digamos, ser uma lei científica, as noções mais gerais que são o tecido conector do pensamento que temos que usar, temos que empregar em atividades específicas em que pessoas como os cientistas, ou poderia ser políticos, advogados, estão engajados. Esse é um modo correto de formular sua visão?

Quine: Sim, eu concordo com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário