Translate

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Exemplo de falácia

Geralmente os exemplos de falácias encontrados nos manuais de lógica são fictícios. Assistindo a um programa sobre o Caso Roswell, no The History Channel, me deparei com um exemplo real. Cito de memória:
Ufólogo: O cientista Fulano de Tal levava uma vida dupla, como astrônomo em Harvard e como membro de um grupo ultra-secreto ligado ao governo americano (MJ-12), sendo o seu papel ajudar a ocultar o fato de o governo americano ter recolhido restos de uma nave e de um alienígena que caíram em Roswell, Novo México.

Apresentador:
A família de Fulano de Tal disse que ligá-lo ao MJ-12 é uma tolice. O ufólogo Sicrano admite que não encontrou provas que ligassem Fulano de Tal diretamente ao MJ-12.

Ufólogo Sicrano: Bem, dado que era um grupo ultra-secreto, não se deveria esperar que ele deixasse um monte de evidências por ai que o ligasse ao grupo, não é mesmo?
Isso me lembra um episódio do Chaves*:
Chaves: O homem invisível está aqui agora.
Chiquinha: Como você sabe?
Chaves: Porque não estou vendo ele, ora!
_______

* Chaves é um programa humorístico infantil mexicano.

3 comentários:

  1. Trata-se de uma falácia informal chamada "apelo à ignorância". Estou a interpretar mal?

    ResponderExcluir
  2. seu exemplo me ajudo muito, e ri um bom bucado com o exemplo do chaves...
    esse exemplo do chaves é uma falácia?

    ResponderExcluir
  3. Raf@ela: Sim é uma falácia que conclui "O homem invisível está aqui" de "Não estou vendo ele". É claro que se o homem invisível está em um certo lugar, ninguém pode vê-lo. Mas do fato que ele não é visto em um certo lugar não se segue que ele está lá.

    ResponderExcluir