Translate

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Dictionary of Paradox


Qual não foi minha surpresa ao encontrar esse livro na Amazon. Fui aluno e orientando do Prof. Glenn quando ele lecinou na UFSM nos últimos anos da minha graduação. Naquela época traduzi o verbete sobre os paradoxos da indução, que vão de Hume, passando por Hempel e chegando a Goodman. Essa tradução circulou num boletim do grupo de estudos que o Prof. Glenn dirigia e do qual eu fazia parte. Minhas primeiras aulas sobre as Investigações Filosóficas de Wittgenstein foram como aluno ouvinte numa disciplina do mestrado da UFSM ministrada por ele (uma leitura assumidamente pós-moderna que nunca compartilhei). Ele me encorajou muito a estudar Wittgenstein. Portanto, boa parte da culpa é dele. No meu casamento, ele me presenteou com uma pilha de seus textos. Dentre os quais estava uma parte do livro sobre paradoxos. Certa vez conheci o Prof. Fossa numa das muitas reuniões festivas na casa do Prof. Glenn. A última notícia que soube do Prof. Glenn é que ele é Prof. Adjunto da UFRN. Eis a descrição do livro oferecida no site da Amazon:
Dictionary of Paradox is a fascinating reference work for scholars, students, and the general public. It describes those paradoxes that are either especially interesting today or that have a continuing interest from the historical point of view. Each main entry consists of four parts: a statement of the paradox, an explanation of its paradoxicality, a discussion of attempted or accepted resolutions, and a list of readings. In addition, there are other entries explaining terms relating to paradoxes, listing alternative names for the main entries, or discussing variants of the entries. All information is extensively cross-referenced.

Nenhum comentário:

Postar um comentário