Translate

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Ensaios sobre o Ceticismo


Saiu a coletânea de artigos apresentados no XI Encontro Nacional Sobre Ceticismo, realizado em maio de 2006, em Salvador: Smith, P.J. & Silva Filho, W. (org.) Ensaios sobre o Ceticismo (São Paulo: Alameda, 2007). Minha modesta contribuição foi o artigo "Wittgenstein e o Externalismo", que está disponível aqui. Comentários e críticas são bem-vindos. (Clique aqui para ver algumas fotos do evento.)

Índice:
Introdução
Plínio Junqueira Smith & Waldomiro Silva Filho

Empirismo e Ceticismo,
Oswaldo Porchat

Ceticismo e Empirismo
Roberto Bonzani Filho

Hesitações Filosóficas
Plínio Junqueira Smith

Ateísmo e Ceticismo no Theophrastus redivivus
Sébastien Charles

O primeiro Ateu: a propósito do ateísmo e do ceticismo no Theophrastus redivivus
Paulo Jonas de Lima Piva

A Presença do Ceticismo na Filosofia do Jovem Hegel
Luiz Fernando Martin

Marx e o Ceticismo
Mauro Castelo Branco de Moura

Wittgenstein e o Externalismo
Alexandre N. Machado

Externalismo, Auto-conhecimento e Ceticismo
Waldomiro Silva Filho

O Pensamento sem Luz Própria (paradoxo de Moore e anti-luminosidade)
Hilan Bensusan

Prova, Ceticismo e Conhecimento
Edurado Alejandro Barrio

Política e Ceticismo
Cicero Romão de Araújo

Press Release

por Danilo Marcondes (PUC, RJ)
A tradição do ceticismo
Livro apresenta um dos debates filosóficos mais férteis da atualidade

A filosofia cética surgida no contexto do Helenismo formulou problemas e propôs um modo de filosofar que influenciaram decisivamente a tradição filosófica desde aqueles que a retomaram e visaram levá-la adiante, até os que pretenderam refutá-la ou superá-la. Ensaios sobre o Ceticismo reúne treze textos que trazem a marca de um dos debates filosóficos mais férteis em nosso contexto, entre um grupo de pesquisadores e professores de filosofia que vêm se dedicando ao estudo e à discussão de questões relacionadas à filosofia cética já há vários anos de forma extremamente produtiva.

Os textos incluem não só análises históricas e conceituais de alguns dos temas mais importantes do ceticismo antigo e moderno, mas também algumas das questões mais importantes do debate filosófico contemporâneo em epistemologia, filosofia da mente e filosofia da linguagem, como o problema do externalismo, a relação entre filosofia e experiência comum, a questão da representação lingüística e conceitual da realidade.

Ceticismo e empirismo, a possibilidade do conhecimento científico, filosofia e vida comum, o sentido da experiência humana, são alguns dos temas tratados aqui em perspectivas que variam, mas que resultam da inspiração cética. Da história da filosofia à ética contemporânea isso nos revela a originalidade do modo de filosofar cético e a relevância de seu legado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário