Translate

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Wittgenstein e as Ciências Sociais


Alguns costumam usar a filosofia da linguagem do Wittgenstein maduro para apoiar o que se costuma chamar de filosofia hermenêutica das ciências sociais ou interpretivismo, uma filosofia da ciência antinaturalista. Segundo o interpretivismo, os fatos sociais não podem ser conhecido apenas por meio de teorias naturalísticas, pois eles envolvem propósitos, valores e significado. Fatos sociais, portanto, são mais como livros que devem ser compreendidos e interpretados do que como fatos naturais.

Alguns interpretivistas alegam que a filosofia de Wittgenstein ajuda a mostrar que o significado não pode ser tratado naturalisticamente. Acho que isso é um erro. Essa interpretação de Wittgenstein envolve inferir invalidamente afirmações sobre as ciências sociais do que ele diz sobre a filosofia. Wittgenstein nunca negou a possibilidade de se fazer uma ciência natural sobre a linguagem. O que ele negava é que uma ciência natural da lingaugem fosse de interesse para a filosofia. Em filosofia, segundo Wittgenstein, dissolve-se problemas filosóficos por meio de uma descrição dos nossos jogos de linguagem. O objetivo é compreender mais claramente o que já compreendemos e não adquirir conhecimento que ainda não temos. Em várias passagens dos seus escritos Wittgenstein concede que se poderia buscar as causas de nosso comportamento linguísitico. Mas a filosofia, segundo ele, está interessada em razões, não em causas. Mas essas razões não servem para dizer que nossas práticas são as corretas (no mesmo sentido em que dizemos que um lance dentro dessas práticas é correto). Elas são razões dentro dessas práticas e, por isso, não podem apoiá-las de fora.

Acho que Wittgenstein diria que podemos fazer algo como compreender mais claramente nosso comportamento social, na medida em que ele é governado por regras. Mas essa é uma atividade puramente descritiva. Não há nenhuma teoria envolvida, nenhuma explicação. Por isso, acho que Wittgenstein não chamaria isso de ciência. Mas, sabe como é: "Diga o que quiseres, desde que isso não te impeça..." de ver as diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário