Translate

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A virtude não é exibida

Uma das coisas mais difíceis na vida é ter de guardar um segredo, para poupar alguém de um sofrimento inútil, principalmente quando guardar esse segredo te faz parecer não ter virtude. Tu ficas tentado a contar o segredo, para mostrares que és virtuoso. Mas contá-lo é justamente não ser virtuoso. Portanto, uma das coisas mais difíceis na vida é ser virtuoso parecendo, irremediavelmente, não ser.

4 comentários:

  1. É aquilo a que eu chamo de "a dor da consciência". Contudo há que ter em conta que a consciência não é uma virtude para todos.

    Gostei do seu blog.

    Cpts

    ResponderExcluir
  2. Brainiac: O sentido de "dor na consciência" ao menos aqui no Brasil, é o mesmo de "consciência pesada", ou seja o incômodo causado pelo pensamento sobre um erro moral que se cometeu. Mas não era disso que eu falava na postagem. A situação ali é inversa: a dor é causada pelo pensamento sobre a falsa aparência de não-virtuoso que, em algumas situações, temos justamente por realizarmos a virtude. -- Obrigado pelo comentário. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Chamemos-lhe então "a dor de pensar"

    Cpts

    ResponderExcluir
  4. A virtude parece ser um atributo indispensável para bem viver, mas vemos claramente que contar um segredo vai contra a virtude. interessante a forma de colocar o problema.

    ResponderExcluir