Translate

domingo, 19 de agosto de 2007

Balthazar Barbosa Filho


É com profunda tristeza que comunico o falecimento do professor Balthazar Barbosa Filho, ocorrido no último sábado (18/08), em Porto Alegre. Tive a felicidade de ter sido aluno do professor Balthazar na pós-graduação. Seu rigor, precisão e clareza me impressionaram profundamente desde os primeiros contatos e, desde então, sempre me serviram de modelo e inspiração. Sua capacidade de apresentar gentilmente uma crítica devastadora também era notável. Experimentei um pouco disso na defesa da minha dissertação de mestrado, de cuja banca ele fez parte. Mas ele também sabia como poucos estimular um trabalho que ele julgava promissor. Alguns de seus debates públicos com outros colegas que tive a oportunidade de testemunhar foram raras demosntrações de uma invejável capacidade argumentativa. É uma perda irreparável. Ele deixa uma grande lacuna na nossa vida acadêmica e muita saudade.

Foto retirada do blog da Katarina.

4 comentários:

  1. Obrigada, Alexandre.. pelas palavras e pelo carinho. Grande abraço, Lia.

    ResponderExcluir
  2. Lia, eu lamento muito não poder ter estado nos funerais para poder homenageá-lo e me despedir dele. Vai ficar como última lembrança a comovente alegria dele na Anpof me contando da felicidade de ser novamente pai. Mas vai ficar também um buraco no peito... Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Jamais esquecerei de minha primeira aula na filosofia, onde parecia que eu havia caído de pára-quedas em uma aula de me-ta-fí-si-ca, em que o professor Balthazar sussurrava sobre suas unhas que cresciam...
    Ele deixa muita saudade e um profundo vazio, pois sempre haverão perguntas que somente ele responderia.
    Fui sua aluna na graduação e sei que aqueles que assistiram suas aulas tem a certeza de que o curso nunca será o mesmo.

    ResponderExcluir